Cop@ In†egr@l
Regulamento Geral
1 – DA FUNDAMENTAÇÃO
Art. 1º - Este regulamento é o conjunto de normas e disposições que regem a Cop@ In†egr@l e obriga obediência aos que a ele se relacionam;
Art. 2º - Serão considerados conhecedores do Regulamento Geral da Cop@ In†egr@l todos os participantes que se submeterão sem ressalva a todas as suas disposições e consequências;
Art. 2º - Serão considerados conhecedores do Regulamento Geral da Cop@ In†egr@l todos os participantes que se submeterão sem ressalva a todas as suas disposições e consequências;
Art. 3º -Todos os participantes que se firmarem de acordo ao presente regulamento, automaticamente isentarão os organizadores da responsabilidade sobre qualquer fatalidade que possa ocorrer durante o evento;
Art. 4º - Todas as partidas ocorrerão sob a regência das regras oficiais da Confederação Brasileira de Futsal, vigentes no período do evento;
Art. 5º - Quaisquer adaptações das regras oficiais da Confederação Brasileira de Futsal que forem convenientes poderão ser realizadas pela Comissão Organizadora do Evento (COE);
Art. 6º - Os casos omissos nesse regulamento serão resolvidos pela COE.
2 – DOS OBJETIVOS
Art. 7º - A Cop@ In†egr@l tem por objetivo:
· Integrar as pessoas que pertencem às Igrejas Cristãs de Viçosa- MG;
· Aprofundar a amizade Cristã através do esporte;
· Abrir um espaço para que outras pessoas conheçam a comunidade Cristã;
· Arrecadar doações para uma entidade social;
· Incentivar a prática esportiva;
· Incluir jogadores considerados veteranos.
3 – DA COMPETIÇÃO
Art. 8º - A Cop@ In†egr@l será iniciada no dia 16 de abril de 2011, às 13:00h, no Ginásio da ASAV;
Art. 9º - O Ginásio da ASAV será oficialmente o local dos jogos, podendo haver exceções.
Art. 10º - Os horários e dias exatos dos jogos da Cop@ In†egr@l serão divulgados tão logo seja definido pela COE e avisado aos responsáveis pelos times inscritos.
Obs: Será de responsabilidade do representante de cada time o aviso à equipe da data e horário de realização da partida.
4 – DA PARTICIPAÇÃO
Art. 11º - A participação na competição dependerá dos seguintes requisitos infracitados:
· Estar regularmente participando das atividades das igrejas cristãs de Viçosa;
· Estar previamente inscrito na Cop@ In†egr@l;
· Participar somente de uma equipe na qual o seu nome está inscrito;
· Ter sido regularmente inscrito de acordo com as normas para inscrição que constam no item 5 deste regulamento.
5 – DAS INSCRIÇÕES
Art. 12º - As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de abril de 2010 e somente serão efetivadas após o pagamento da taxa de inscrição;
Art. 13º - Cada equipe poderá escrever até 10 (dez) atletas e, em hipótese alguma, será permitida a inscrição destes após a primeira partida;
Art. 14º - O valor das inscrições será de R$ 100,00 (cem reais) por equipe participante na categoria masculina e R$70,00 (setenta reais) na feminina;
Art. 15 – Será de responsabilidade do representante de cada equipe o pagamento da inscrição à COE.
6 – DAS EQUIPES
Art. 16º - Serão inscritas até 16 equipes em ordem cronológica de inscrição;
Parágrafo Único: Fica facultado à COE o direito de aumentar ou diminuir o número de equipes participantes, de acordo com as necessidades oriundas do evento.
Art. 17º - As equipes terão no mínimo 7 (sete) e no máximo 10 (dez) jogadores inscritos, sendo obrigatória a inclusão de, no mínimo, um jogador veterano (acima de 35 anos);
7 – DAS PARTIDAS
Art. 18º - As equipes terão, no máximo, 5 minutos de tolerância, contados a partir do horário previsto para o início da partida e da prontidão dos árbitros;
Art. 19º - Para se iniciar a partida é necessário que a equipe tenha ao menos 5 (cinco) jogadores em quadra, sendo permitido após o início permanecer com até 4 jogadores em quadra;
Art. 20º - A equipe que, por ventura, não comparecer à partida, ou desrespeitar os artigos 18º e 19º deste regulamento, será entendida como perdedora da partida por W.O. (dois tentos a zero).
8 – DOS UNIFORMES
Art. 21º - As equipes deverão se apresentar uniformizadas para as partidas ou, no mínimo, com camisas da mesma cor devidamente numeradas e com todos os jogadores vestidos e calçados para a prática esportiva.
Parágrafo Ùnico – Não é indicado a nenhum atleta participar das partidas sem calçado ou com calçados que podem causar danos aos adversários (exemplo: botas, chuteiras com travas, etc).
9 – DO TEMPO DE PARTIDA
Art. 22º - Todas as partidas acontecerão em dois tempos de vinte minutos;
Art. 23º - Não haverá paralização do cronômetro no decorrer das partidas, exceto em casos especiais em que sejam necessários segundo a vontade do(s) árbitro(s);
Art. 24º - Somente nos pedidos de tempo e quando solicitado pelo arbitro o cronômetro será paralisado.
Art. 25º - Cada equipe terá direito a um pedido de tempo de 1 minuto em cada tempo do jogo;
10 – DA FORMA DE DISPUTA
Art. 26º - Uma vez inscritas as 16 equipes, a forma de disputa da Cop@ In†egr@l será através de uma fase classificatória e outra eliminatória.
§ 1º. Haverá uma divisão das 16 equipes em quatro grupos compostos de quatro equipes cada, onde todos jogarão entre si (turno único);
§ 2º. As duas equipes com maior número de pontos em cada grupo se classificarão para a segunda fase competição, onde haverá a disputa em eliminatória simples até definir a equipe campeã.
Parágrafo Único - Caso a competição não tenha 16 equipes inscritas, a COE decidirá sobre a melhor forma de disputa, mantendo-se a eliminatória simples ou com a divisão das equipes em grupos com o rodízio simples e posteriormente eliminatória simples. Se houver número insuficiente de equipes para a disputa, será realizado um torneio onde todos os times jogarão entre si e será considerada campeã a equipe que obter o maior número de vitórias.
Art. 27 – Na fase de grupos serão respeitadas uma ordem de pontuação que as equipes terão, de acordo com o resultado das partidas. Sendo essa pontuação a seguinte:
Vitória: 3 pontos,
Empate: 1 ponto,
Derrota: 0 ponto;
Art. 28º - Se o art. 26º for atendido, os classificados para a segunda fase do torneio serão os primeiros e segundos colocados de cada equipe que se enfrentarão na fase de quartas-de-final na ordem do melhor classificado para o pior classificado geral.
Parágrafo Único – Seguindo a ordem acima dita, o melhor classificado geral enfrentará o pior classificado geral, o segundo melhor classificado geral enfrentará o segundo pior classificado geral e assim sucessivamente.
Art. 29º - Todas as partidas que terminarem empatadas na fase final serão decididas nas cobranças de penalidade, sendo 3 (três) cobranças para cada equipe e persistindo o empate, cobranças alternadas.
Parágrafo Único – Se uma equipe tiver um número menor de jogadores, a equipe que tiver mais atletas deverá retirar jogadores dos possíveis batedores até que este número seja o mesmo para as duas equipes. Se persistir o empate até o fim das 3 (três) cobranças seguirá uma ordem até que tosos os possíveis cobradores de cada equipe tenham realizado a cobrança, se todos cobrarem e ainda existir o embate, voltará na mesma ordem de cobrança até que se defina o vencedor.
Art. 28º - Uma equipe será eliminada quando não atingir, no mínimo, a segunda colocação na fase de grupos e em casos não previstos neste regulamento sujeitos a julgamento pela COE.
11 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 25º - A comunicação oficial da COE às equipes, durante a Cop@ In†egr@l, será por meio do blog copaintegral.blogspot.com, da comunidade oficial no Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=112849232 e/ou notas.
Art. 26º Será de responsabilidade dos capitães qualquer ocorrência que envolver seus atletas, antes, durante e depois das partidas;
Art. 27º - As penalidades para os punidos, julgados pela COE serão:
· Advertência;
· Suspensão;
· Eliminação.
· Processo Administrativo.
Parágrafo Único – Punição, por atitude julgada grave pela COE, acarretará em eliminação de todo o time da Cop@ In†egr@l.
12 – DAS PUNIÇÕES
Art. 28º - O jogador punido com cartão vermelho estará automaticamente suspenso da próxima partida e terá de fazer uma doação de 5 Kg de alimentos não-perecíveis destinados a uma instituição, sem fins lucrativos, determinada pela COE;
Art. 29º - A cada cartão amarelo recebido por uma equipe, esta deverá doar 2 Kg de alimentos não-perecíveis destinados a uma instituição, sem fins lucrativos, determinada pela COE;
Art. 30º - Casos específicos não contidos neste regulamento deverão ser comunicados à COE até o início da rodada seguinte de partidas.
13 – DO CONGRESSO TÉCNICO
Art. 31º - O Congresso Técnico da Cop@ In†egr@l será realizado no dia 11/04/2011, às 20:00h, na 1ª Igreja Batista de Viçosa.
A COE conta com a participação, colaboração, respeito e honestidade de todos os participantes da Cop@ In†egr@l.
COE
Comissão Organizadora Do Evento